VEJA NESTE TEXTO O QUE É O ESPORTE, COMO PARTICIPAR, O QUE LEVAR, COMO SE VESTIR.

 

Rally é um jogo de estratégia em que cada carro equivale a uma equipe se for de carro, a Pé as equipes são de 02 a 06 integrantes, podendo ter 7 se tiver criança, bike pelo menos 3 bikes até 5 bikes e carro de passeio conforme documento do veículo, assim como 4x4

 

Os carros, as equipes de Bike ou a Pé largam de 02 em 02 minutos ou tempos determinados pela organização.

 

As equipes seguem uma planilha na velocidade ali descrita, atrasar-se ou adiantar-se faz a equipe perder ponto, ganha quem menos pontos perder passando por obstáculos naturais.

 

Existem os Rallys de velocidade, esses devem cumprir o percurso no menor tempo possível e passar por todos os pontos de controle, cada ponto perdido equivale a 20 minutos de atraso

 

Rally a Pé (entendendo o Rally a Pé, vai entender os outros Rallys)  é um esporte de caminhada ecológica e pedagógica, praticado por equipes de 2 a 6 pessoas, onde os participantes tem como objetivo manterem-se na velocidade média estipulada em planilha, velocidade de caminhada, vencendo obstáculos naturais e técnicos, desde terrenos variados, água, mato até cálculos e bússola, um jogo de estratégia.

 

É o mais procurado por empresas e grupos, não requer ótimo preparo físico, pois as velocidades são de acordo com o terreno, sempre procurando a caminhada e variações de percurso permitem que pessoas menos preparadas fisicamente optem por elas.

 

As equipes não largam juntas, largam com diferença de 2 minutos umas das outras. Durante o percurso, passam por postos de cronometragem que não sabem onde estão e para cada segundo atrasado que a equipe passar, ela perde um ponto e cada segundo adiantado perde 2 pontos, tudo isso não podendo correr, lendo as simbologias da planilha, calculando a velocidade que sempre deve ser de caminhada e passando por obstáculos naturais como rios, lama, pedras e etc.

 

Somente as provas denominadas urbanas é que os obstáculos diminuem, mas sempre inventamos algumas coisas, como por exemplo, passar por dentro da casa de alguém, subir escadarias, etc.

 

As provas no mato costumam ter em média 6 a 9 km, isso para alguns pode parecer muito, mas as pessoas andam muito mais que isso durante o dia e nem percebem. Não percebem porque estão pensando em outra coisa, assim é o Rally a Pé, normalmente as pessoas estão com a atenção para a planilha, o cálculo e a natureza e nem percebem no final o quanto andaram, por isso temos pessoas de 7 a 90 anos que praticam.

 

Existe o rally a Pé indoor, dentro da empresa, da escola, da faculdade, do clube, esse o tempo é bem menos, meia hora, 15 minutos e distâncias que as vezes nem, chega em um kilómetro.

 

Obviamente, o mínimo de condicionamento ajuda muito. Mas não precisa ser atleta e pode participar de provas esporádicas, sem ter que participar de todo campeonato.

 

Para quem não tem equipe, basta fazer inscrição individual que montamos equipes novas na hora.
Antes de começar a prova, os novatos recebem aula de como praticar.

 

RALLY DE BIKE, DE CARRO 4X4 E 4X2 SÃO SEMELHANTES, MAS UTILIZA UM VEÍCULO COMO LOCOMAÇÃO

RALLY A PÉ DE VELOCIDADE JÁ EXIGE QUE SE CUMPRA O PERCURSO NO MENOR TEMPO E PARA CADA PC QUE PERDE A EQUIPE PERDE 20 MINUTOS DO TEMPO. TERRENOS PARECIDOS, MAS DISTANCIA MAIOR.

 

Como participar

1. Monte uma equipe (as equipes devem ter de 2 a 6 integrantes) ou participe das equipes formadas pela organização fazendo sua inscrição individual.

2. Conheça as "regras do jogo" no regulamento descrito no site.

3. Tem gente que participa só pela diversão e não pela competição.

4. Inscreva-se por e-mail ou no ítem Inscrição ou pelo telefone ou WhatsApp no Estado que pretende participar.

5. Ao fazer sua inscrição, você deve fornecer seus dados pessoais, e-mail, um nome de equipe e a data da etapa que deseja participar.

6. Em seguida, receberão os dados para pagamento.

7. Por fim, VAMOS ANDAR E CURTIR!

 

O que levar? Emprestamos alguns materiais

  • Calculadora - pode ser a mais simples que tiver, uma por equipe;
  • Bússola - uma por equipe;
  • Cantil - você certamente sentirá sede, não é obrigatório;
  • Lanterna - para as provas noturnas;
  • Prancheta - pequena, uma por equipe;
  • Caneta ou lápis;
  • Relógio - digital, com marcação de horas, minutos e segundos, um por equipe;
  • Mochila ou pochete – para carregar o cantil, um agasalho e o que mais julgar necessário (opcional);
  • Pedômetro - não é obrigatório.

       OBS - Os mais necessários estão em negrito, mas emprestamos  os mais   importantes para quem esta começando.

 

O que vestir?

  • Roupas - leves e confortáveis que não "travem" os movimentos (calça comprida, abrigo, moletom...)
  • Tênis macio ou bota de caminhada - é importante não deixar para estrear um calçado novo durante uma prova. Por mais confortável que possa ter parecido na loja, quando foi provado, ele pode apertar e causar bolhas, o que deixa qualquer um de mau humor. Preste atenção também se ele não escorrega em terrenos molhados e lisos. Muitas provas possuem travessia na lama, rios, e seus pés e roupas serão submersos. Mais um motivo para não virem de roupas e calçados novos.
  • Boné
  • Meião